Alerta! Ataque informático está afetar empresas portuguesas

Virus Empresas Portuguesas

Alerta! Ataque informático está afetar empresas portuguesas

Um ataque informático está afetar empresas portuguesas.

O ataque deu-se pela manhã e sabe-se que afetou, por exemplo, sistemas da Portugal Telecom, no Porto, em Coimbra e em Lisboa e da consultora KPMG. Os computadores afetados ficaram com o monitor azul e não ligaram mais, conforme imagem abaixo.

Os trabalhadores da empresa portuguesa foram aconselhados, por segurança, a desligarem os seus computadores da rede. Também os clientes da PT foram alertados “de que há um vírus perigoso a circular na Internet” e aconselhados a ter cuidado na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico.

A PT confirmou o ataque e garantiu “que todas as equipas técnicas estão a assumir as diligências necessárias para resolver a situação, tendo sido ativados todos os planos de segurança desenhados para o efeito, em colaboração com as autoridades competentes. A rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, móvel, internet e tv prestados pelo MEO não foram afetados”, diz.

A Polícia Judiciária teve conhecimento do ataque informático massivo durante a manhã e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e a Criminalidade Tecnológica (UNC3T) e estava a fazer diligências no sentido de apurar a amplitude e características do caso.

Segundo o Centro Criptológico Nacional de Espanha, o ataque foi feito através de um programa de “ransomware”, que que infeta o computador e encripta todos os ficheiros do utilizador.

A Links Patrocinados tem reforçado ao longo do tempo a sua segurança, onde muito recentemente fez vários melhorias. Nenhum dos seus clientes foi afetado.

Alertamos a todos que não abram e-mails estranhos, muito menos clicar em links no seu interior.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + twenty =