Cliques Inválidos (CLICK FRAUD)
Concorrentes clicando nos seus anúncios?
Cliques inválidos são os cliques em anúncios Google ilegítimos, como cliques não intencionais ou cliques resultantes de software malicioso. Frequentemente concorrentes têm o hábito de clicar maliciosamente em seus anúncios, para que a verba diária se esgote rapidamente.
A Links Patrocinados identifica as origens dos cliques por meio da análise dos logs do servidor, onde analisa várias informações dos visitantes que realizaram os cliques.
Click Fraud ou Cliques Inválidos
Vários anunciantes mal intencionados costumam clicar inúmeras vezes em anúncios de seus concorrentes com a esperança de acabar com o orçamento destes. Existem inclusive “associações” cujos membros recebem listas de sites para clicar . Com isso, esperam aparecer em destaque, sem a presença da concorrência.
Na Links Patrocinados protegemos o nosso cliente deste sistema, detectamos também robôs (clickbots) ou ferramentas de automação de cliques.
Um artigo da Business Week americana que aborda o tema Click Fraud estimou em US$ 5 bilhões o valor de cliques inválidos gerados em um ano, ou seja, entre 10 e 15% do total de receita gerada com cliques em 2016.
Esse mesmo artigo informa ainda que o FBI começava na época a investigar se essas práticas violam de alguma forma as leis federais americanas. Até aquele ponto, violavam apenas as directrizes do Google, Yahoo, MSN e demais provedores de soluções de anúncios patrocinados.
A Links Patrocinados identifica cliques gerados com o intuito de defraudar o sistema, identificando e bloqueando os cliques inválidos por meio de métodos proibidos, usando cookies, endereços IP ou outros mecanismos.